Luana Riscado,
escaladora niteroiense de 18 anos,
atleta da Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva, abre a série de entrevistas aqui no Fotoblocos, com escaladores e personalidades ligadas a escalada brasileira e mundial.
Campeonato Estadual de "Boulder" RJ 2009
1 – Luana, como foi o seu primeiro contato com a escalada? De cara você sentiu que ía continuar escalando?
- Comecei a prática do esporte assim por acaso, quando estava visitando uma academia com minha irmã, ela encontrou uma amiga dela que estava escalando e chamou a gente pra escalar também, desde então me apaixonei pelo esporte, mas não sabia que ele se tornaria tão importante na minha vida.
2 – Como essa idéia foi recebida pela sua família, já que a escalada é um esporte de alto risco?
- Iiiiih! Meus pais acharam o maior barato, e me apoiaram desde o começo. Eles sabem que os equipamentos desde que utilizados corretamente são muito seguros.
Luana treinando no Escalada Indoor Icaraí
3 – Vamos falar um pouco do seu dia-a-dia. Como é a sua rotina de treinos? Como você consegue conciliar o seu treino com o estudo mantendo um alto desempenho nos campeonatos?
- Bom, treino 3 vezes por semana. Este é um ano bem complicado para mim, por estar prestando vestibular, mas mesmo assim tento aproveitar o máximo do tempo que tenho livre para treinar.
4 – Qual a importância do patrocínio do Escalada Indoor Icaraí e de que maneira a experiência da escaladora Patrícia Mattos, que já participou de várias competições a nível nacional, contribui para os seus objetivos como escaladora de competição?
- Para mim como atleta de competição é muito importante ter pessoas que acreditem no meu potencial como escaladora, e o Escalada Indoor Icaraí como meu patrocinador demonstra isso, me motivando a continuar treinando. A Patricia é uma pessoa muito importante para mim, pois desde que a conheci ela vem me apoiando e me ajudando a evoluir, exatamente por já ter participado e realizado diversas competições e ser muito experiente naquilo que faz há tanto tempo.
5 – Quando você começou e por que a participar de competições?
- Não lembro exatamente quando foi, mas sei que foi logo no inicio quando comecei a escalar, participava do infantil ainda e participei para ver como é que era e gostei muito!!
6- Esse ano você lidera a categoria Master Feminino nas competições aqui no Estado do Rio. Qual sua expectativa para esse campeonato?
- Estou treinando bastante e meu objetivo é vencer o Campeonato Estadual neste ano de 2010.
7 - Além do seu treinamento no Escalada Indoor Icaraí você faz algum outro tipo de treino como musculação, prevenção de lesões?
- Deveria, mas como estou com o tempo muito apertado, não tenho como fazer nada além do que já faço.
8 – Em sua opinião o que está faltando para termos mais competidoras nas categorias de base participando de competições? Tem sentido algum avanço aqui no RJ?
- Acho que está faltando: incentivo, mais eventos e divulgação sobre o esporte, pois tem muita gente com quem comento sobre as competições mas que não sabe que existem competições de escalada. O Estado do Rio, com a Patrícia Mattos como organizadora das competições, está conseguindo um bom avanço nesta área.
9 – Ano passado você participou da 1ª Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva. Como foi participar desse projeto?
- Foi uma experiência realmente incrível, poder estar em contato com escaladores do mundo todo, ver o nível e a disciplina que eles possuem para treinar e poder representar o seu país através do esporte que você ama, nossa é muito bom. Vi também que no Brasil o esporte ainda está se desenvolvendo e tem muito no que evoluir. Foi uma viajem que me fez crescer muito como atleta e como pessoa também.
10 – Esse ano você também está na Seleção Brasileira que vai para o Mundial em Edimburgo, na Escócia, como estão os treinamentos?
- Estou treinando bastante apesar de estar passando por um ano complicado de dedicação aos meus estudos.
11- Sabemos que você recebe seus treinamentos e que não tem nenhum treinador responsável da Seleção que te acompanha de perto, como você consegue desenvolver esse treinamento à distância? Qual é a maior dificuldade em cumprir as metas estabelecidas pelo seu treinador?
- É isso mesmo, todos os atletas da Seleção recebem um treinamento e é bem difícil treinar sozinha, sem alguém da Seleção ao meu lado dizendo o que devo fazer ou se estou treinando do jeito correto e mais difícil ainda é estabelecer uma disciplina de treinamento.
12 – Sabemos que no Brasil é muito difícil conseguir patrocínio. Você já conseguiu garantir sua ida para o Mundial desse ano? Como os patrocinadores podem te ajudar e como eles podem fazer contato contigo?
- Ainda não!! Estou tentando, mas está muito difícil conseguir patrocínio, principalmente porque a escalada é um esporte relativamente novo e que ainda está em ascensão aqui no Brasil. Eles podem entrar em contato comigo através do Escalada Indoor Icaraí, ginásio onde treino, e da Patrícia Mattos. escaladaindooricarai@gmail.com
13 – Quanto a sua alimentação, você tem algum cuidado especial no dia-a-dia e antes de uma competição?
- Procuro sempre me alimentar bem, comendo muitas frutas e legumes, mas não tenho nenhuma alimentação especial
14 – Como foi a sua primeira vez numa das falésias mais clássicas de escalada aqui do RJ, a Pedra do Urubu na Urca? Você pretende voltar lá?
- Gostei bastante, são vias muito técnicas e de muito equilíbrio. Claro, pretendo voltar lá em breve.
- Gostei bastante, são vias muito técnicas e de muito equilíbrio. Claro, pretendo voltar lá em breve.
- Atualmente estou me dedicando mais a escalada de competição e meu treinamento no Escalada Indoor Icaraí. Sempre temos um projetinho aqui ou ali, mas nada de muito importante.
16 – Pra finalizar, qual o conselho que você dá para as meninas que querem começar no esporte?